Como previnir o Flash Rust?

No momento você está vendo Como previnir o Flash Rust?

O Flash Rust Leve em superfícies metálicas geralmente está dentro dos níveis de tolerância da maioria dos revestimentos – os fabricantes de revestimentos devem, entretanto, ser consultados para determinar a extensão de Flash Rust que um revestimento específico pode tolerar em um determinado ambiente de exposição.

A aplicação de tintas ou primers em uma superfície moderadamente ou fortemente enferrujadas pode afetar drasticamente a adesão do revestimento ao metal. Como tal, medidas apropriadas devem ser tomadas para prevenir este tipo de corrosão, quando possível. Algumas das técnicas mais comuns usadas para evitar Flash Rust são:

1. MINIMIZE AS IMPURIDADES DE ÁGUA DE EXPLOSÃO

Durante os procedimentos de jateamento úmido, a qualidade da água de jateamento é de extrema importância para evitar Flash Rust após as operações de limpeza. As empresas que usam água de rua para suas operações de jateamento úmido descobrem rapidamente que a superfície enferrujou. Essa ferrugem se deve às concentrações relativamente altas de cloretos nocivos e outras impurezas na água de rua.

Embora os mecanismos pelos quais os cloretos promovem a corrosão não sejam totalmente compreendidos, acredita-se que os íons cloreto penetram e degradam as películas de óxido de proteção mais facilmente do que os outros íons. O risco de corrosão instantânea aumenta à medida que o conteúdo de íons cloreto aumenta. Cloretos e outros íons também são responsáveis por aumentar a condutividade da água; facilitando assim as reações de corrosão eletroquímica.

Água purificada em uma superfície de metal limpa não causa corrosão; portanto, o objetivo é minimizar a presença de impurezas na água de utilização. A água filtrada por destilação ou osmose reversa pode ajudar a prevenir a probabilidade de formação de ferrugem instantânea. Em altos níveis de purificação, o uso de água filtrada ou destilada também pode reduzir ou eliminar a necessidade de outros métodos de proteção.

2. ASSEGURE-SE DE QUE O SUBSTRATO DE METAL ESTÁ LIVRE DE CONTAMINANTES

Além dos contaminantes encontrados na água de utilização, os contaminantes presentes na superfície do substrato de metal também podem contribuir para a formação de Flash Rust. Esses contaminantes, que geralmente são deixados na superfície após o jateamento úmido ou seco, podem extrair umidade do ambiente circundante para criar uma célula de corrosão.

Os contaminantes da superfície podem se originar de várias fontes. Uma das causas mais comuns de impurezas em superfícies metálicas é a ferrugem preexistente. Produtos de corrosão presentes na superfície do metal podem ser espalhados pela superfície durante as operações de jateamento úmido, resultando em Flash Rust espalhado e uniformemente distribuído sobre a superfície do metal. Os contaminantes também podem ser depositados na superfície pela chuva, poluentes do ar ou pelo processo de forjamento do aço.

Sais e cloretos estão entre os contaminantes de superfície que têm o potencial de causar os efeitos mais danosos. Além de extrair umidade da atmosfera, quando misturados com a água de utilização, esses íons agressivos podem corroer a camada passiva. A solução de eletrólito resultante facilita o fluxo de elétrons na célula de corrosão resultante.

Uma vez que as operações de jateamento ocorreram e a camada protetora do metal foi danificada ou removida, essas impurezas estão livres para atacar o substrato. Como mencionado anteriormente, se a água e a superfície forem puras (ou seja, livres de contaminantes), a corrosão não pode ocorrer. Vários agentes de limpeza diferentes podem ser misturados com a água durante o jateamento abrasivo úmido. Esses produtos químicos agem como inibidores ou passivadores, permitindo que a água penetre no perfil do substrato para liberar sais e cloretos das ranhuras superficiais profundas. Este método de limpeza abrangente deixa a superfície do metal consideravelmente mais limpa e a torna mais inerte.

3. ADICIONE UM INIBIDOR DE CORROSÃO À ÁGUA DE UTILIZAÇÃO

Os inibidores de corrosão, como o nome indica, são compostos químicos que inibem ou impedem a formação de corrosão. Durante o jateamento abrasivo úmido, esses inibidores podem ser adicionados à água antes do início das atividades de jateamento.

Esses inibidores de corrosão funcionam de várias maneiras diferentes. Alguns são especialmente formulados para remover efetivamente os contaminantes da superfície do metal, enquanto outros contêm produtos químicos que protegem a superfície suprimindo os processos eletroquímicos que causam a oxidação. Em última análise, o papel dos inibidores de corrosão é retardar o processo de corrosão, criando assim uma “janela de proteção” na qual aplicar o revestimento final.

INIBIDORES USADOS PARA EVITAR FLASH RUST

PASSIVADORES

Os passivadores funcionam criando uma fina película protetora na superfície do metal. O filme fornece um tipo de proteção conhecido como proteção de barreira, em que o filme bloqueia o contato do ar e da umidade com o substrato de metal descoberto. Moléculas orgânicas, como aminas, têm pares de elétrons livres que se ligam ao metal, inibindo a adsorção de íons agressivos na superfície do metal.

Os passivadores, no entanto, são conhecidos por afetar negativamente a adesão e a eficácia de alguns revestimentos e primers anticorrosivos, particularmente aqueles que contêm zinco.

REMOVEDORES DE SAL

Removedores de sal, como o nome indica, são usados para remover íons de sais da superfície do metal. Esses compostos químicos são formulados para dissolver sais, que são removidos durante o jateamento. No entanto, essas soluções também dissolvem a camada protetora de óxido metálico, o que permite que elas interajam diretamente com o substrato. Como tal, se não forem enxaguados dentro do tempo apropriado, os aditivos ácidos presentes nos removedores de sal podem eventualmente resultar em bolhas osmóticas da superfície.

SURFACTANTES

Os surfactantes atuam diminuindo a tensão superficial da água; assim, aumentando a umidade do líquido. Isso permite que a água penetre mais profundamente no perfil de aço para dissolver e lavar os depósitos de sal. Os surfactantes também podem auxiliar na evaporação e não deixar contaminantes residuais no substrato.

Embora os inibidores de corrosão sejam eficazes na prevenção de Flash Rust, eles também podem ter alguns efeitos colaterais indesejados. Em primeiro lugar, alguns inibidores podem interferir com a capacidade dos revestimentos de aderir à superfície do metal. Nestes casos, o fabricante do revestimento deve ser consultado sobre a interação de seu produto com vários tipos de compostos inibidores de corrosão.

Além disso, alguns inibidores podem conter carcinógenos e outros compostos tóxicos, tornando-os um risco para a saúde e segurança pública e ambiental. Deve-se ter cuidado adequado ao selecionar e aplicar inibidores de corrosão específicos.

INSPEÇÃO

Embora as inspeções não possam evitar o aparecimento de ferrugem instantânea, podem ajudar a prevenir ou mitigar alguns de seus efeitos adversos. Existem várias técnicas de avaliação de ferrugem instantânea disponíveis, todas baseadas na facilidade com que a ferrugem pode ser removida. As técnicas de inspeção de Flash Rust mais comuns são o teste do pano de escova, o teste de dez fitas e o teste de transmitância da fita.

TESTE DE PANO DE ESCOVA

O teste do pano de escova é usado para medir o grau em que a ferrugem pode ser removida da superfície “esfregando levemente” com um pano. Os critérios para esta técnica de inspeção são descritos no SSPC SP-12 / NACE No 5. Este método é uma versão mais detalhada do tradicional “teste de pano branco” e permite maior consistência de observações entre diferentes inspetores.

Este método envolve limpar levemente a superfície de metal enferrujada usando um pano enrolado em um pincel. Tanto o tipo de pano quanto a escova são padronizados para minimizar a subjetividade entre os indivíduos inspecionados. A quantidade de ferrugem transferida para o tecido é então avaliada em relação às fotos de referência fornecidas na norma.

TESTE DE DEZ FITAS

O teste de dez fitas envolve a aplicação sequencial de diferentes tiras de fita no mesmo local de uma superfície de metal enferrujada. Primeiro, o local a ser testado é determinado e um pedaço de fita de pelo menos 2 polegadas de comprimento (conforme especificado em ASTM D3359) é preso e esfregado completamente na superfície. A fita é então removida e colocada em uma superfície de referência branca.

O processo de aplicação da fita é repetido nove vezes mais exatamente no mesmo local, usando um novo pedaço de fita a cada vez. O décimo pedaço de fita é observado e avaliado usando o esquema de classificação de Hempel para determinar o grau de ferrugem na superfície. Este teste, no entanto, é tedioso de executar e não fornece uma medida quantitativa da ferrugem.

TESTE DE TRANSMISSÃO DE FITA

Na tentativa de melhorar as deficiências do teste de dez fitas, a Marinha dos Estados Unidos desenvolveu o teste de transmitância de fita. Este teste é realizado obtendo a primeira fita retirada de uma superfície enferrujada por flash e analisando suas propriedades de transmissão de luz, isto é, a quantidade de luz que pode passar através da amostra de fita. Este procedimento de teste fornece resultados mais quantitativos do que o teste de dez fitas.

A amostra de teste é preparada aplicando um comprimento de 4-5 polegadas de fita contra poeira na superfície enferrujada de acordo com ISO 8502-3. O a fita é esfregada completamente, removida e então colocada em uma lâmina de microscópio transparente. A quantidade de luz que passa pela fita e pelo conjunto de lâmina de microscópio é medida usando um medidor de transmitância. Várias leituras são feitas e a diferença na transmitância média da amostra de teste e da amostra de controle é observada.

CONCLUSÃO

Embora o Flash Rust ocorra de forma relativamente rápida, pode ser facilmente evitado tomando as precauções necessárias antes das operações de limpeza com abrasivo úmido ou seco. As técnicas de prevenção de ferrugem instantânea visam principalmente reduzir ou eliminar a presença de contaminantes na água usada para limpeza por jato abrasivo e na superfície do metal; ambos os quais são elementos críticos neste tipo de corrosão. Se inibidores de corrosão forem usados, as condições ambientais e as técnicas de jateamento devem ser cuidadosamente analisadas para garantir que o produto selecionado funcione conforme o esperado.